A principal meta do Corinthians era escapar do rebaixamento para a Série B neste Campeonato Brasileiro. Mas, para o clube dono da segunda maior torcida do Brasil, campeão paulista e finalista da Copa do Brasil em 2018, o jogo da última rodada contra o Grêmio pode ameaçar a vaga corintiana para a Copa Sul-Americana de 2019. Por isso, não será uma partida para cumprir tabela.
No total, o Brasileirão concede seis vagas à Sul-Americana, do sétimo ao 12º colocado. Como o Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil e com presença garantida na Libertadores, está em oitavo, a sua vaga "pula" para o 13º.
O Corinthians aparece na 12ª colocação, com 44 pontos conquistados. Caso perca para o Grêmio, o time paulista poderá ser ultrapassado por Ceará (43 pontos) e Fluminense (42 pontos), em caso de vitória de ambos. Nesta hipótese, os paulistas cairiam duas posições e ficariam fora da Copa Sul-Americana do ano que vem.
Além disso, tem a questão da premiação da CBF. O Corinthians pode subir uma posição em caso de vitória sobre o Grêmio na Arena, sendo que o Bahia seja derrotado pelo Cruzeiro em Salvador. O 11º colocado embolsa R$ 1,3 milhão.
Jogos da última rodada do Brasileirão:
- Grêmio x Corinthians
- Paraná x Inter
- Fluminense x América-MG
- Ceará x Vasco
- Bahia x Cruzeiro
- Atlético-MG x Botafogo
- Sport x Santos
- Flamengo x Atlético-PR
- Palmeiras x Vitória
- Chapecoense x São Paulo