Óbvio que perder em casa não é bom negócio. Mas, no caso do Grêmio, que busca consolidação no G-4 do Brasileirão, que seja uma derrota para o Cruzeiro. A explicação é simples: o time de Mano Menezes já tem vaga para a Libertadores de 2018 via título da Copa do Brasil.
A questão é que o Cruzeiro não é adversário para o Grêmio nesta briga por uma classificação direta à fase de grupos da competição sul-americana no ano que vem. Os mineiros interferem apenas para transformar o G-6 em 6-7 se estiverem entre os primeiros colocados.
É a Raposa a dona da melhor campanha do returno do Brasileirão. São 74% de aproveitamento em nove partidas (20 pontos em 27 possíveis). Atualmente na segunda colocação, o Cruzeiro não atrapalha Santos (terceiro), Grêmio (quarto) e Palmeiras (quinto), que seguem garantindo as vagas diretas para a Libertadores ao lado do Corinthians, que deve confirmar o título nacional.
As ameaças para o Grêmio estão em Botafogo e Flamengo. O Fogão é o segundo melhor time do segundo turno do Brasileirão, e hoje na sexta colocação vai se classificando para as fases preliminares da Libertadores. Mesmo caso do elenco milionário do Rubro-Negro no sétimo lugar.
Campanha do Cruzeiro no returno:
- 9 jogos
- 6 vitórias
- 2 empates
- 1 derrota
- 14 gols marcados
- 8 gols sofridos
- 74% de aproveitamento