O primeiro tempo do Grêmio no Maracanã foi nulo na noite desta terça (20). Nenhum chute a gol. Não atacou e se defendeu mal. A escalação equivocada de Renato Portaluppi, sem colocar um articulador no meio-campo, fez com que o Tricolor fosse uma presa fácil para o Fluminense, que chegou a abrir 2 a 0. Tomou uma roda.
No intervalo, Cristaldo e Gustavo Nunes entraram para saídas de Kannemann e Pavon. É a velha história. Mexe bem depois de escalar mal. O time ficou mais equilibrado.
O primeiro chute gremista ao gol, de Fábio, saiu apenas aos sete minutos da etapa final. O gol marcado por Gustavo Nunes, após cruzamento de Monsalve, que estava no banco, levou a decisão aos pênaltis.
Ganso começou chutando na trave, mas Nathan Pescador também desperdiçou. Entrou para bater e errou. E Cristaldo perdeu a penalidade capital. De novo.
Como já tinha acontecido na Copa do Brasil, Marchesín não pegou nenhum pênalti. Fim da linha para o Grêmio na Libertadores. Mas não é hora de Renato sair. Ele ainda tem a missão de salvar o clube do pior no Brasileirão.