Passadas nove rodadas, Grêmio, Inter, Caxias, Novo Hamburgo e São Luiz já estão com a vida resolvida, com as vagas confirmadas para as quartas de final do Gauchão. Resta saber a posição de cada um, para o posterior emparelhamento dos duelos da fase seguinte.
Com vantagem de quatro pontos em relação ao Colorado, o Tricolor confirma o primeiro lugar ganhando ou empatando o Gre-Nal. Mas se o time de Odair Hellmann vencer o clássico de domingo (17), a diferença cai para um ponto. Daí fica tudo para a última rodada, quando o time gremista vai até a Boca do Lobo pegar o Pelotas, que talvez ainda precise de pontos para avançar à próxima fase, dependendo do resultado do Bra-Pel. Já a equipe colorada recebe o Novo Hamburgo no Beira-Rio. O Caxias corre por fora, de olho no segundo lugar. Terá de secar o Inter e encarar Aimoré e São José.
Com 12 pontos, Zequinha, Pelotas e Aimoré estão praticamente classificados. Vão batalhar para obter uma melhor posição na tabela. Somente o Juventude, que tem 10 pontos, ainda pode beliscar uma vaga entre os times que seguem na competição. Na realidade, o Papo tem mesmo é que se preocupar em fugir do rebaixamento e vencer o Novo Hamburgo no Estádio do Vale. Jogo complicado! Se tropeçar, ainda pode se salvar vencendo o Avenida em casa na última rodada. O Ju depende de si.
Com apenas quatro pontos, o Veranópolis só escapa do rebaixamento por milagre. Terá de vencer os dois jogos finais, contra São Luiz e Brasil-Pel, e ainda contar com resultados negativos do Avenida. Seca o Xavante no clássico do Bento Freitas e depois tem o confronto direto no Antônio David Farina. Mas se o VEC não ganhou em nove rodadas, conseguirá ter duas vitórias seguidas?
Por fim, depois da derrota por 4 a 1 para o São Luiz, o Brasil-Pel terá pela frente o maior rival para buscar a salvação. A volta do Bra-Pel ao Gauchão será antológica, um duelo de alta tensão. Se o Xavante perder ou empatar o clássico, pode entrar na última rodada com a corda no pescoço, caso o Avenida vença o São José nos Eucaliptos. Vai pegar fogo a reta final!