O Belgrano estreará contra o Inter, nesta terça-feira (2), sua nova camisa. Azul celeste, é inspirada na primeira bandeira da Argentina, criada por Manuel Belgrano, o homem que desafiou a coroa espanhola e criou um estandarte para dar identidade ao país. Aliás, foi em homenagem à coragem deste argentino que um grupo de jovens batizou o clube que recém haviam criado em 1905.
A camisa celeste remete em detalhes à "Bandeira de la Macha" criada por Belgrano em 1812, para identificar os revolucionários do Rio da Prata. A independência argentina foi proclamada em 1816, quatro anos depois, mas a bandeira desapareceu. Só foi encontrada em 1883, por um pároco na localidade de Macha, no altiplano boliviano, escondida atrás de um quadro em uma igreja. A bandeira atual da Argentina é inspirada nesta que o Belgrano homenageia na nova camisa.
Há um orgulho dos torcedores do "Pirata", como é conhecido, por essa relação com a história do país. Mas há também um orgulho pelas origens populares do clube. O Belgrano foi criado no bairro Alberdí, uma região de trabalhadores e de classe média e baixa desde sempre. Aqui, reside o antagonismo com o grande rival local, o Talleres, instalado na zona sul de Córdoba, mais vinculado à elite e com trajetória internacional maior, com participações em Libertadores, algo que o Belgrano nunca fez.
As duas torcidas são do mesmo tamanho, porém, é consenso de que os seguidores do Belgrano são mais ruidosos. Aliás, a origem popular faz com que as tintas do preconceito sejam carregadas contra o clube. Como muitos bolivianos e peruanos que emigraram para Córdoba em busca de vida melhor se instalaram em Alberdí, os rivais chamam a torcida do Belgrano de "bolivianos".
A cidade ainda conta com o Instituto, outro clube tradicional, mas uma terceira força local. Atualmente, o Instituto está na elite (são 30 clubes na primeira divisão argentina) e luta para avançar à fase dos mata-matas. Está bem melhor do que o Belgrano, na luta contra o rebaixamento. A goleada de 4 a 1 sobre o Tige, aliada à chegada do técnico Juan Cruz Real, animou a torcida. O clube lançou pacote de ingressos, no qual inclui o jogo contra o Inter e os dois decisivos da reta final da Copa de la Liga Argentina. Soma-se a isso a camisa azul celeste, inspirada na bandeira criada por Belgrano e um orgulho pela história argentina.