Os dias de Marcelo Grohe na Arábia Saudita têm sido iguais àqueles vividos nos grandes momentos de Grêmio. Nesta quinta-feira (17), o goleiro saiu do Estádio King Abdul Aziz, em Meca, consagrado por uma atuação espetacular. Seu time, o Al Ittihad, do treinador Fábio Carille, avançou para as quartas de final da Copa do Rei com vitória de 3 a 0 sobre o Al Wheda.
O placar não conta como foi o jogo. Grohe fez intervenções decisivas e foi eleito o melhor campo. Pelo SofaScore, site internacional de estatísticas e análises, ganhou nota 9.8. Foram dez defesas, sendo sete em finalizações de dentro da área, e 80% de precisão na reposição em passes (12 acertos em 15 tentativas). O brasileiro recebeu a melhor nota entre todos os jogadores das oitavas de final da competição.
Grohe também chama a atenção dos árabes pela postura desde os primeiros dias por lá. Ele mantém em Jeddah a rotina que o fez ser o melhor goleiro do Brasil por dois anos seguidos (Prêmio Bola de Prata 2014 e 2015) e chegar à Seleção. É sempre um dos primeiros a chegar ao CT no dia a dia, para realizar exercícios de reforço e um dos últimos a sair.
Recentemente, essas sessões ganharam a companhia do preparador de goleiros Oscar Rodrigues, que trabalhou no Grêmio quando Grohe ainda estava nos juniores e subia para completar os treinos do profissional – a pedido de Oscar. Grohe é titular absoluto e foi capitão em quatro dos 10 jogos da temporada.
Seu melhor momento coincide com o do Ittihad. São nove jogos de invencibilidade. Um olhar mais para trás encontra estatística que mostra a evolução no desempenho: apenas uma derrota em 16 jogos. O clube é o quarto na Liga da Arábia Saudita, a três pontos do segundo colocado, está com vantagem na semifinal da Copa dos Campeões Árabes (empatou o jogo de ida fora de casa por 2 a 2, com saldo qualificado) e nesta quarta garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Rei.
Uma recompensa depois de um começo marcado por uma séria lesão no punho, com cirurgia realizada em fevereiro de 2019, em Madri. Sua estreia ocorreu apenas no final de agosto. No total, o goleiro soma 33 jogos pelo Ittihad (são 12 vitórias e 14 empates). Para quem joga de luvas, no entanto, os números mais brilhantes são os dois pênaltis defendidos e as nove partidas sem levar gol. Esse trabalho já rendeu o reconhecimento das autoridades que comandam o futebol árabe. Grohe foi eleito o melhor jogador da posição da reta final da Liga Saudita na última temporada.