O guri criado na Restinga, agora, será pupilo de Marcelo Bielsa. Raphinha, 23 anos, desembarcou no Leeds nesta semana numa transação de R$ 123 milhões (17 milhões de libras), mais bônus por metas atingidas. O meia-atacante ficou apenas uma temporada no Rennes. Mas teve papel decisivo na campanha que levou o clube francês pela primeira vez à fase de grupos da Liga dos Campeões.
Em 36 jogos, foram oito gols e sete assistências. No domingo (4), ele ajudou o Rennes no 2 a 2 com o Reims, no qual fez um gol. Depois do jogo, embarcou em um jatinho contratado pelo Leeds e desembarcou no norte da Inglaterra para assinar por quatro anos. O negócio, no entanto, se arrastou pela segunda-feira (5), último dia da janela, pela entrada de um outro clube interessado em contratá-lo.
Raphinha passou pelas escolinhas do Inter e também esteve em um projeto piloto na base do Grêmio. Acabou preterido em ambos por causa da estatura (hoje, mede 1m75cm). Tentou a sorte no Porto Alegre, dos irmãos Assis Moreira, mas pouco jogou e ainda viu o clube fechar as portas. Ainda adolescente, passou a jogar na várzea em times da Capital e de Viamão. Foi ali que o empresário João Paulo Tardim o viu em ação e o levou para o Audax-SP. Foi bem, mas Abílio Diniz vendeu o clube, e ele voltou para casa.
Aos 17 anos, Raphinha via seu tempo se aproximar do fim. Tardim apresentou a oferta do Imbituba. Era para a segunda divisão catarinense, no sub-20. Topou, como uma última cartada. O Avaí o viu em ação e levou-o para a Ressacada. Um ano depois, já figurava no banco de reservas no Brasileirão 2015. Desdeu para os juniores para jogar as Copas Ipiranga e São Paulo. Seu futebol brilhou o olho do ex-meia Deco, que passou a agenciá-lo. Um mês depois, desembarcou no Vitória de Guimarães B. A afirmação veio na temporada 2017/2018, com 18 gols em 43 jogos. Pouco antes da Copa da Rússia, o Sporting pagou 6,5 milhões de euros e comprou-o a pedido de Jorge Jesus. Um ano depois, pegou 20 milhões de euros, o maior negócio feito pelo Rennes até então.
O valor pago pelo Leeds é muito próximo disso. Mas há bônus previstos no contrato. Ninguém duvida de que Raphinha, nas mãos de Bielsa, atingirá boa parte deles nestes quatro anos de contrato. Aliás, quem seria louco de duvidar de um guri que saiu da Restinga para jogar bola e chegou à Premier League?