Grêmio e Inter ocupam posições bem diferentes na tabela do Brasileirão 2020. Enquanto o Colorado é vice-líder com 22 pontos, cinco a menos que o líder Atlético-MG, o Tricolor é 15º colocado com 14 pontos, dois a mais que o primeiro time da zona de rebaixamento para a Série B de 2021. Ainda assim, a dupla Gre-Nal pretende acabar a temporada com a conquista do título brasileiro ou com uma vaga para a Libertadores do próximo ano.
GZH fez um levantamento da pontuação das últimas cinco equipes que foram campeãs da competição e das que chegaram à Libertadores para saber o aproveitamento que Tricolor e Colorado precisarão alcançar para atingirem seus objetivos.
Para título
A média de pontos dos últimos campeões brasileiros foi de 81, com um aproveitamento de 71%. A equipe que ganhou com mais pontos foi o Flamengo, com 90, em 2020. O Corinthians foi quem venceu com a menor pontuação (72, em 2017).
O Inter, por ser vice-líder da competição, é quem está mais próximo de chegar aos 81 pontos. A equipe de Eduardo Coudet já conquistou 22 pontos em 39 disputados. Para ser campeão do Brasileiro, precisará nos próximos 25 jogos, alcançar mais 59 pontos, o que representaria um aproveitamento de 78,6%, maior do que obtido pelo líder do campeonato no momento (o Atlético-MG tem 75%).
Já o Grêmio teria de fazer uma campanha quase perfeita daqui para frente. Com 14 pontos, precisaria somar nas próximas 26 partidas 67 dos 78 pontos restantes em disputa. Isso significaria aproveitamento de 85,8%, mais do que o dobro que a equipe de Renato Portaluppi já fez no campeonato (38%).
Para a Libertadores
Nos últimos cinco anos, o último time a se classificar para a competição sul-americana via Campeonato Brasileiro teve média de 58 pontos e 51% de aproveitamento. A posição na tabela variou em função da quantidade de vagas e também do time vencedor da Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e a própria Libertadores.
O Colorado vive situação mais confortável quando se diz respeito a classificação para a competição mais importante do continente. O time precisaria conquistar mais 36 pontos dos 75 disponíveis, o que corresponderia a 48% do que resta para o Inter. Atualmente, a equipe conquistou 56% deles.
O Tricolor teria de mudar o seu desempenho e aumentar o aproveitamento para também sonhar com vaga na Libertadores do próximo ano. Precisaria conquistar 44 pontos nos próximos 26 jogos para chegar à marca média dos últimos classificados à competição. Isso significaria 56% de aproveitamento — atual percentual do vice-líder do Brasileirão.