Guilherme Guedes entrou na órbita da torcida em 2017, quando foi chamado pelo técnico Tite para completar um treino da Seleção Brasileira no CT Luiz Carvalho. Estavam com ele os meias Patrick e Jean Pyerre e o lateral/meia Conrado, esse atuando hoje na Polônia.
Só que a trajetória dos outros três tomou direção diferente. Talvez tenha chegado agora o momento de Guedes dar um norte para a sua carreira. Lateral-esquerdo, 21 anos e 1m80cm, o guri criado em Viamão sempre foi reconhecido no Grêmio pela qualidade técnica e a boa chegada à frente.
Tanto que, em excursão à Europa em 2019, o técnico Thiago Gomes o escalou como um volante pela esquerda. Guedes foi destaque nos amistosos. Mas faltou a oportunidade que parece surgir neste Gre-Nal 425.
A saída de Caio Henrique e a ausência de Cortez da lista de relacionados abriram caminho. Mais maduro depois do empréstimo à Ponte Preta e com rodagem na Série B, o lateral, enfim, será apresentado à torcida. Para quem, antes dos 10 anos, passou em um teste no Inter e ficou triste, tamanho era o gremismo, nada melhor do que estrear em um Gre-Nal.