Os japoneses apontam um destino vermelho para Leandro Damião na J-League. Conversei com Tiago Bomtempo, especialista no futebol nipônico e que conhece como poucos do lado de cá do mundo os caminhos da bola no país.
Conforme Bomtempo, os japoneses indicam o Urawa Red Diamonds como novo clube do ex-centroavante do Inter. Ou seja, Damião seguirá vestindo vermelho.
A especulação dos jornalistas japoneses está ligada muito pela presença do técnico Oswaldo de Oliveira no Urawa. Depois de deixar o futebol brasileiro com alguns trabalhos sem resultados expressivos, Oswaldo voltou para o Japão, onde tem status e grande respeito graças à passagem vitoriosa pelo Kashima Antlers. Tão vitoriosa que virou até livro, com uma biografia publicada no idioma local.
No Urawa, Oswaldo manteve o padrão e conquistou a Copa do Imperador (é tricampeão, já havia ganho com o Kashima duas vezes). O título garantiu vaga na Liga dos Campeões da Ásia. Como o treinador renovou por mais um ano, os jornalistas japoneses logo ligaram tudo: um centroavante brasileiro com técnico brasileiro e a necessidade de ficar mais forte para 2019.
Em tempo, é bom deixar muito claro aqui: o anúncio oficial não foi feito. A ligação do Urawa com Damião vem dos bastidores garimpados por jornalistas japoneses.
Damião, segundo informações que recebi, também tinha oferta do Tigres, do México. Iria para o lugar de Gignac, que deve deixar Monterrey nesta janela. Os valores, com somas elevadas de luvas, eram atrativos, com contrato de três anos. Porém, Damião havia se inclinado a renovar com o Inter, até que vieram os japoneses.