Francisco Apaolaza, 21 anos, virou titular do Estudiantes nestas férias de inverno. O contrato novo e a posição no time, no lugar do veterano Mariano Pavone, 36 anos, foi o presente de aniversário, comemorado em 19 de junho. O gol sobre o Grêmio, logo na sua estreia na Libertadores, no entanto, rendeu-lhe outro presente, esse mais insólito.
Na pré-temporada, o centroavante foi chamado para uma conversa pelo goleiro Mariano Andújar, 35 anos e um dos históricos do grupo e remanescente do time campeão América em 2009.
Andújar deu primeiro um conselho: quando pegasse a bola na frente da área. Que chutasse e esperasse, já que a partir dali tudo poderia acontecer dentro dela. Depois, prometeu ao guri: a cada gol marcado, o presentearia com um par de tênis.
Apaolaza já mandou o recado para o capitão. Sem cobrar com veemência, é claro, afinal se trata de acordo entre um dos caçulas com um dos donos do vestiário. O centroavante descreveu a jornada na terça-feira como uma noite de sonhos. Afinal, marcava o "primeiro gol como profissional justamente contra o campeão da Libertadores".