O Gre-Nal disputado palmo a palmo nos bastidores da Conmebol deve ter o vencedor anunciado nos próximos dias. O Beira-Rio, casa do Inter, e Arena, casa do Grêmio, travam batalha acirrada para receber os jogos da Copa América 2019.
A larga vantagem colorada desapareceu e, segundo uma fonte que acompanha de perto a peleia, a decisão sairá dos detalhes. O principal deles é a exigência da Conmebol de ficar com o estádio disponível por 30 dias, mesmo que a estimativa de que Porto Alegre sedie cinco partidas, no máximo. A decisão final deveria sair até 30 de julho, mas foi adiada. O anúncio é esperado para sair nos próximos dias.
A grande vantagem colorada era o valor pedido pelo aluguel do estádio. Segundo fontes ligadas à Conmebol, o Beira-Rio custaria R$ 400 mil a menos do que a Arena. Neste momento, no entanto, essa diferença quase inexiste. Ou seja, a escolha da entidade não se dará por questões financeiras. A perspectiva é de que Porto Alegre receba jogos de Uruguai ou Argentina na fase de grupos, pela proximidade geográfica.
Além da capital gaúcha, receberão partidas da competição São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. Em São Paulo, há um outro clássico em disputa para ser sede de jogos. Corinthians, com sua mundialista Arena Itaquera, e Palmeiras, com seu novíssimo Allianz Parque, buscam a indicação. A Copa América será disputada entre 14 de junho e 7 de julho e, além das 10 seleções da América do Sul, terá Japão e Catar, sede da Copa de 2022, como convidados.