Um milionário dono de um grupo de comunicação e alvo de atentado a tiros em 2015 será o novo chefe de Anderson. Nesta segunda-feira, sete meses depois de rescindir com o Inter, o meia assinou contrato por três anos com o Adana Demirspor, da segunda divisão turca, conforme antecipado pelo colunista neste domingo.
Anderson foi apresentado como a grande estrela de um projeto ambicioso do clube, que pretende alinhar-se, até 2021, às grandes forças do futebol local, Galatarsaray, Fenerbahce e Besiktas. No vídeo postado pelo clube no Twitter, produzido com extrema qualidade, aparecem imagens de Anderson no Manchester United , no Porto e no Coritiba. As passagens por Inter e Grêmio foram ignoradas.
Dinheiro não falta para o dono do Adana, Murat Sankat. Sua família comprou, em 2014, o grupo Star Grou, conglomerado de mídia com canais de TV, jornais e uma agência de notícias. No mesmo ano, adquiriu uma fabricante turca de veículos militares resistentes a minas terrestres. Hoje, além do Adana, Sankat é revendedor de uma petrolífera do Azerbaijão.
O Adana Demirspor acabou a última temporada na 13ª posição, apenas a cinco pontos do primeiro rebaixado. Até o começo do segundo turno, o clube estava estacionado no Z-3. Foi a partir da chegada de alguns reforços, como o ex-meia do Botafogo Gegê, que houve a reação.
Gegê será o anfitrião de Anderson no novo clube. Embora o negócio tenha sido fechado em Istambul, onde ficam as empresas de Sankat, o novo endereço do meia será em Adana, a quarta maior cidade da Turquia e distante 700 quilômetros da Capital. Com clima quente e úmido, Adana é a capital do Estado homônimo e está encravada na região mediterrânea da Turquia. Fica mais próxima da Síria e do Líbano do que de Istambul.
Damasco, a capita síria, por exemplo, fica a 348 quilômetros de Adana. Aleppo, um dos pontos mais conflagrados da guerra entre forças leais ao presidente Bashar Al-Assad e grupos rebeldes, é ainda mais perto, fica a 268 quilômetros. Será nessa vizinhança que Anderson tentará, aos 30 anos, recomeçar sua carreira. Mais uma vez.