O mecânico, empresário e automobilista Karl Iwers foi sinônimo de DKW em Porto Alegre. O alemão manteve assistência técnica e revenda dos carros da marca. Pioneiro nas corridas de rua, morreu em acidente de trânsito em 1969.
Em 1929, aos 23 anos, Iwers já era especialista em motores a diesel na fábrica alemã Bohn & Kähler, em Kiel. O jovem veio ao Brasil como assistente mecânico do navio Palmares, comprado na Europa pela firma de Edmundo Dreher. A maioria da tripulação retornou após a entrega da embarcação em Porto Alegre, mas Iwers decidiu permanecer.
Inicialmente, estabeleceu-se na Avenida Júlio de Castilhos, dando assistência em motores a diesel. Em 1936, a firma José Schmitz & Cia Ltda., primeira concessionária da Auto Union no Sul do Brasil, o contratou para chefiar a oficina. Os DKWs chegavam montados e apenas passavam por teste.
O mecânico contava que foi o primeiro proprietário de um DKW em Porto Alegre. Durante a Segunda Guerra Mundial, em época de falta de gasolina, Iwers produziu equipamentos de gasogênio, gás obtido com a queima de carvão ou lenha.
Especialista em DKW, o imigrante alemão virou revendedor da Auto Union, fabricante dos carros na Alemanha. Estabelecida desde 1945 na Avenida Paraná, inicialmente como Seibt e Iwers Ltda., a concessionária teve a razão social trocada para Karl Iwers S.A. em 1952.
Após o fechamento da Vemag, fábrica que produziu os DKWs no Brasil entre 1956 e 1967, o empresário passou a dar assistência e revender veículos da Volkswagen.
Karl Iwers morreu dentro de um DKW, em colisão na estrada de Gravataí a Porto Alegre, em 1969. O filho Henrique Iwers, que também fez fama no automobilismo, ficou no controle da concessionária, que fechou no ano 2000. Na década de 1970, além dos veículos Volkswagen, abriu a Pumasul, revenda dos carros Puma. Henrique morreu em 2011.
No clássico prédio na Avenida Paraná, construído em 1963, funciona atualmente a Upgrade Customs, uma mecânica especializada em carros antigos da Volkswagen. A oficina do empresário José Carlos Gasparetto mantém viva a memória dos Iwers.