O bairro Scharlau, em São Leopoldo, é conhecido pelos congestionamentos na BR-116 e ERS-240. As obras de novos viadutos prometem melhorar o trânsito no importante entroncamento rodoviário, uma conexão de Porto Alegre com Vale do Sinos, Vale do Caí e Serra. O viaduto da Scharlau é ponto de referência para ajudar na localização de viajantes. O desenvolvimento do bairro está diretamente ligado às duas rodovias.
Um dos autores do livro Histórias de São Leopoldo: dos povos originários às emancipações, o historiador Sandro Blume lembra que o povoamento da área remonta ao século 19, quando famílias ocuparam lotes na várzea do Rio dos Sinos. O nome surgiu mais tarde. Scharlau era uma das famílias de moradores. Em 1928, Henrique Scharlau abriu uma canha de corridas de cavalo. Moradores da região falavam que iam à "cancha do Scharlau". O sobrenome passou, com o tempo, a denominar a localidade. Surgia a Vila Scharlau.
O desenvolvimento urbano ocorreu depois da construção da BR-2 (BR-116) em 1940. Em seguida, o governo estadual construiu a RS-4 (ERS-240). Em 1943, a família Lemmertz abriu o Bar e Armazém da Vila Scharlau, consolidando o nome. No livro Scharlau: um bairro cidade, José Bottega conta que Henrique Scharlau Filho começou loteamento das terras em 1944. Em 1945, surgiu o Novo Hotel.
O movimento na localidade crescia com os carros, caminhões e ônibus no entroncamento rodoviário. Em 1945, foi inaugurado um posto de combustíveis Texaco. O Posto Krause, desapropriado para duplicação da BR-116, ficava onde está o viaduto, inaugurado em 1992. Um sinal do crescimento da Vila Scharlau foi a abertura do Cine Cruzeiro, em 1953, construído por Oscar Edgar Bühler e Henrique Scharlau Filho. Uma curiosidade era o assoalho móvel, retirado para nivelar o piso do cinema nos dias de bailes.
O bairro é residencial e comercial. Moradores já tentaram a emancipação da Scharlau. Em 1988, em votação, a população rejeitou o plano de separação de São Leopoldo. Os votos contrários de moradores dos bairros Campina e Rio dos Sinos, que fariam parte do novo município, pesaram no resultado final. Uma nova comissão foi criada no início dos anos 90, mas não prosperou a tentativa.
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