No final da década de 1960, Atlântida já era um importante balneário do Litoral Norte. A praia gaúcha atraía veranistas no Hotel Atlântico e nas casas e edifícios construídos perto do mar. Em vídeo da produtora Leopoldis-Som, de 1968, podemos ver a praia, o mirante (guarita dos guarda-vidas) e o hotel.
O balneário pertencia ao município de Osório. O prefeito Romildo Bolzan (pai do ex-presidente do Grêmio Romildo Bolzan Júnior) recebeu jornalistas em confraternização naquele veraneio. O jornalista Lauro Quadros estava entre os convidados.
O balneário de Atlântida foi construído no início da década de 1950. Planejado pelo renomado engenheiro e urbanista Luiz Arthur Ubatuba de Faria, saiu do papel em projeto da Atlântida S.A. Balneários, fundada em 1951 por Antônio Casaccia, que logo atraiu muitos acionistas. O nome foi inspirado em balneário homônimo do Uruguai. Atlântida hoje pertence ao município de Xangri-lá.
Em 1968, as viagens ao Litoral Norte ainda eram feitas pela Estrada Velha (ERS-030). A freeway só ficaria pronta em 1973.