A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) completa 75 anos com protagonismo em ensino, pesquisa, saúde, cultura e integração social. Pelo decreto 25.794, de 9 de novembro de 1948, o presidente da República Eurico Gaspar Dutra aprovou estatuto e reconheceu a Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com sede em Porto Alegre. Os irmãos maristas davam mais um passo importante no trabalho educacional no Estado.
Para entendermos a história da PUCRS, precisamos voltar a 1900, quando chegaram os primeiros maristas. Os irmãos Weibert, Marie Berthaire e Jean Dominici vieram da França. Em Bom Princípio, no Vale do Caí, atuaram em uma pequena escola paroquial.
Quando nasceu a universidade, os irmãos maristas já estavam com grande rede de educação. Em 1948, o Jornal do Dia publicou que, depois de quase meio século, eram 30 estabelecimentos de educação e 15 mil alunos.
A Universidade Católica era formada inicialmente por quatro faculdades, somando 120 professores, sendo 23 irmãos maristas. A primeira foi a Faculdade de Ciências Econômicas, em 1931. Em 1940, foi criada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Em seguida, os maristas abriram a Escola de Serviço Social, em 1945, e a Faculdade de Direito, em 1947.
O título de "Pontifícia" chegou em 1º de novembro de 1950. A distinção foi outorgada pelo Papa Pio XII. O livro PUCRS 75 anos, editado por Leonid Streliaev, esclarece que é o "reconhecimento à contribuição de uma instituição universitária ao bem da Igreja no que diz respeito à formação superior, tanto nas ciências, quanto nas artes". O arcebispo de Porto Alegre passou a ser o chanceler. O primeiro foi Dom Vicente Scherer, no período de 1948 a 1981.
Depois dos primeiros anos de aulas no prédio do Colégio Rosário, em 1957, foi lançada a pedra fundamental do novo campus na Avenida Ipiranga, junto ao Colégio Champagnat. Na área, considerada longe do centro de Porto Alegre, a universidade ganhou terreno para crescer. Aos poucos, foram surgindo novos prédios para as faculdades, Hospital São Lucas, museu, Tecnopuc e parque esportivo.
Em 1959, o prédio da Odontologia já começou a ser ocupado. A transferência dos alunos foi gradual, no ritmo das obras. Em 1967, ocorreu a transferência da sede da universidade para o novo campus.
A PUCRS chega aos 75 anos com 80 mil alunos em todos os níveis de ensino e três mil funcionários. São mais de 60 cursos de graduação presencial e online, 170 opções de especialização e MBA e 500 certificações, cursos de curta e média duração. A universidade oferece ainda 10 opções de idiomas em diversos níveis e 20 programas de mestrado e doutorado.