Eu adoro olhar as fotografias, registros congelados do nosso passado, mas sensacionais são os vídeos. Quanto mais antigos, mais raros. Muitos se perderam no tempo, não foram conservados para as gerações futuras. Nos próximos dias, compartilharei com vocês preciosidades do acervo da Fundação Ernesto Frederico Scheffel, de Novo Hamburgo.
O primeiro recorte é de um filme amador realizado em 16 de dezembro de 1951. Mostra a despedida e o embarque do pastor luterano Wilhelm Pommer no aeroporto de Porto Alegre. Ele partia para a Europa. Nas imagens, podemos ver como os familiares ficavam próximos das aeronaves na pista do aeroporto.
Pommer foi importante nome da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Ele deixou Porto Alegre em um avião da Panair do Brasil. Como ocorreu por muito tempo, o embarque na aeronave foi feito por escada. O curto filme, sem áudio, é do ano em que o aeroporto da capital gaúcha recebeu o nome Salgado Filho, em homenagem ao político Joaquim Pedro Salgado Filho, que morreu um ano antes em acidente aéreo.
O pastor usou o terminal de passageiros, com entrada pela Rua 18 de Novembro, inaugurado no final da década de 1930. A Varig ficou com o modesto prédio depois da inauguração do outro terminal (atual Terminal 2) em 1953. O movimento, no início da década de 1950, era de 24 mil passageiros desembarcados e embarcados mensalmente no aeroporto.
Primórdios da aviação no São João
O aeroporto Salgado Filho fica na área conhecida antigamente como Várzea do Gravataí. A Brigada Militar chegou a instalar um regimento de cavalaria no local durante a Revolução Federalista, no final do século 19. O posto de veterinária da corporação ficou, mais tarde, neste vasto potreiro sem edificações. Em 1923, a Brigada Militar colocou na área o recém criado Serviço de Aviação, após adquirir duas aeronaves na Argentina. O local passou a ser conhecido como Parque de Aviação, servindo para demonstrações de voo esportivo.
A Varig, fundada em 1927, inicialmente usou hidroaviões. Somente em 1932 operou aeronaves com trem de pouso. A aviação comercial exigiu melhorias no aeródromo do bairro São João.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)