O antigo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Salgado Filho tem um ar de nostalgia. Ele foi usado com regularidade até 2001, quando inauguraram o prédio maior. Como repórter, acompanhei o primeiro dia de operação do Terminal 1, o novo. Os passageiros não precisaram mais subir e descer as escadas colocadas junto aos aviões no pátio. Nas últimas duas décadas, em alguns momentos, companhias aéreas usaram o Terminal 2, o antigo. Atualmente, ele abriga a torre de controle do aeroporto.
O antigo terminal foi inaugurado em 19 de abril de 1953. Desde 1951, o aeroporto de Porto Alegre já homenageava no nome o político Joaquim Pedro Salgado Filho, que morreu um ano antes em acidente aéreo. Com a benção do arcebispo metropolitano, Dom Vicente Scherer, o governador Ernesto Dornelles e ministro da Aeronáutica, brigadeiro Nero Moura, abriram uma nova fase para aviação no Rio Grande do Sul.
No térreo do prédio, ficavam espaços da companhias aéreas e o salão passageiros. O segundo pavimento tinha salas da administação, restaurante e café, além de terraço externo para 200 pessoas. Em frente, ficou o estacionamento de veículos sem cobertura.
As obras foram rápidas, já que a assinatura do contrato ocorreu em agosto 1951. Além do terminal, construíram nova pista. O investimento foi dividido. O governo estadual colocou Cr$ 7,7 milhões e o Ministério da Aeronáutica, Cr$ 6,9 milhões. A Varig entrou com Cr$ 2,6 milhões.
Na inauguração, seis companhias mantinham espaços no aeroporto de Porto Alegre: Aerovias Brasil, Lóide Aéreo Nacional, Panair do Brasil, Real Transportes Aéreo, Varig e Cruzeiro do Sul. O movimento, no início da década de 1950, era de 24 mil passageiros desembarcados e embarcados mensalmente. Para efeito de comparação, são em torno de 500 mil por mês em 2022.
O aeroporto Salgado Filho fica na área conhecida antigamente como Várzea do Gravataí. A Brigada Militar chegou a instalar um regimento de cavalaria no local durante a Revolução Federalista, no final do século 19. O posto de veterinária da corporação ficou, mais tarde, neste vasto potreiro sem edificações. Em 1923, a Brigada Militar colocou na área o recém criado Serviço de Aviação, após adquirir duas aeronaves na Argentina. O local passou a ser conhecido como Parque de Aviação, servindo para demonstrações de voo esportivo.
A Varig, fundada em 1927, inicialmente usou hidroaviões. Somente em 1932 operou aeronaves com trem de pouso. A aviação comercial exigiu melhorias no aeródromo do bairro São João. O primeiro terminal de passageiros, com entrada pela Rua 18 de Novembro, foi inaugurado no final da década de 1930. A Varig ficou com o modesto prédio depois da inauguração do outro terminal em 1953.
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