O ministro do STF e ex-presidente da Corte Dias Toffoli será uma das atrações da 26ª Jornada Internacional de Direito, nos dias 8 e 9 de julho, no Palácio dos Festivais, em Gramado, na serra gaúcha. Trata-se do mais tradicional evento jurídico do Rio Grande do Sul.
O tema deste ano é "Democracia e valores humanos, desafios para a sociedade na era pós-pandemia". Toffoli fará a palestra de abertura da jornada, prevista para ocorrer no dia 8.
Além dele, estão confirmados nomes como o de Luís Inácio Adams, ex-advogado-geral da União, e de Francisco Moesch, desembargador e presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).
A curadoria científica do evento está sob responsabilidade de Fabiano Machado da Rosa, advogado e sócio fundador da PMR Advocacia, de Kalin Cogo Rodrigues, advogada e que atua como desembargadora substituta do TRE-RS, e de Bruno Freitas, advogado, ora no exercício de secretário ajunto da Casa Civil do Estado.
Agenda cancelada de Fux
Conforme contou a colunista Rosane de Oliveira, o presidente do STF, Luiz Fux, precisou suspender uma agenda no Rio Grande do Sul por conta da segurança. A informação foi publicada em GZH nesta quarta-feira (25).
Um dia depois de o Centro da Indústria e Comércio (CIC) de Bento Gonçalves ter cancelado a reunião-jantar com Fux, e repassado o convidado para a OAB, o ministro cancelou a vinda ao Estado prevista para dia 3 de junho.
A assessoria do ministro atribuiu o cancelamento da visita à falta de segurança, replicando a justificativa da presidente do CIC, Marijane Paese, ao suspender o jantar e repassar o convidado para a OAB.