Tem erva a granel de todo tipo, mas o que anda atraindo o interesse do público no Mercado Público de Porto Alegre é a mistura com "berga" - assim mesmo, bem gaúcha.
A primeira a vender a iguaria no local é a Banca 2 (Rancho Nativo). Sai por R$ 15 o quilo e é sucesso garantido, segundo o proprietário Lair José Groff Júnior, que no início relutou em diversificar o insumo, mas acabou se rendendo.
— Eu gosto do chimarrão bem tradicional, sabe? Mas as pessoas passaram a pedir outras opções. Isso começou com a erva com chá (verde, preto, menta, etc.) e foi se diversificando — conta Lair, cuja família está à frente da banca desde 1982 (fica diante do açougue San Remo).
A erva com essência de bergamota (não tem pedaços de casca) oferecida no local é produzida pela ervateira Coxilha Verde, de Linha São José, em Arvorezinha, no Vale do Taquari.
— Já teve gente de fora perguntando o que era bergamota. Aí eu expliquei usando o termo mexerica, que o pessoal conhece — diz o funcionário Jozimar Silva.
Faz cerca de dois meses que a novidade apareceu e, desde então, virou xodó, tanto quanto a opção "laranja com gengibre" (já oferecida em outros pontos do Mercado).
Provei a novidade. O gosto de bergamota não chega a se sobrepor ao sabor da erva em si (o que é bom). Dá um leve toque cítrico ao mate. Eu gostei!