No Dia do Espumante Brasileiro, celebrado nesta terça-feira (22), a coluna faz três perguntas sobre a bebida a Eduardo Tocchetto, à frente da Vinícola Vita Eterna, em Pinto Bandeira, na Serra. A empresa foi eleita vinícola do ano, em 2024, no Guia Descorchados, o mais prestigiado do setor na América Latina.
Por que o espumante gaúcho conquistou o mundo?
O espumante gaúcho se destaca pela sua qualidade e frescor, resultado do terroir único e das técnicas de produção cuidadosas. Apesar das premiações em diversos concursos, ainda há um percurso a percorrer para conquistar o mercado global. No entanto, estamos no caminho certo para essa conquista.
Pinto Bandeira tem se destacado, inclusive com a conquista do selo de Denominação de Origem (a única do Brasil). Por quê?
A região tem um microclima ideal para a viticultura, com características como altitude elevada, solos basálticos bem drenados e grande amplitude térmica, que favorecem a maturação das uvas. Esses fatores resultam em espumantes com alta acidez, complexidade e mineralidade, garantindo frescor e estrutura diferenciadas.
Quais as características de um bom espumante?
Um bom espumante se destaca pela acidez marcante, aquela sensação de salivação após o gole, e pela persistência do sabor na boca. A profusão e permanência das borbulhas na taça são sinais de qualidade, assim como a riqueza de aromas e sabores, proporcionando uma experiência sensorial completa em que cada gole revela novas nuances.
Tem um jeito certo de beber espumante?
Não há uma forma "certa" de beber espumante, o ideal é da maneira que você se sentir mais confortável. Pessoalmente, prefiro utilizar uma taça de vinho branco em vez da flauta tradicional. A taça de vinho branco permite uma melhor percepção dos aromas e evita do nariz bater na borda da taça.
Com qual tipo de comida o espumante cai melhor? Dá para beber com churrasco?
Espumante é uma excelente escolha para churrasco, especialmente os estilos Nature, que equilibram bem a gordura e os sabores intensos do churrasco gaúcho. Apesar de a cerveja ser a preferência tradicional para esse tipo de comida, e muitos optarem por vinho tinto, o espumante tem características mais próximas à cerveja, como a acidez e as borbulhas, que harmonizam perfeitamente com carnes assadas. Além disso, frutos do mar e massas também são ótimas opções para acompanhar espumantes devido à salinidade e leveza.
A diferença entre espumante e champanhe
Champanhe é um tipo de espumante produzido exclusivamente na região de Champagne, na França, seguindo normas rígidas, como o método tradicional, que inclui a segunda fermentação na garrafa. Já os espumantes podem ser produzidos em várias regiões do mundo, utilizando diferentes técnicas de fermentação.