Presente nas telas e nos livros, como O Senhor dos Anéis, Game of Thrones, Vikings e Harry Potter, o hidromel é uma bebida alcoólica milenar feita a partir da fermentação do mel. No final de setembro, a Norseman, empresa gaúcha especializada no produto, foi premiada por suas criações no Brasil Beer Cup, realizado em Florianópolis (SC).
A competição premia cervejas e outros produtos e reuniu cerca de 2,5 mil bebidas, de nove países. A Norseman, com produção em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, recebeu a medalha de ouro nos três rótulos que apresentou: Dragon Slayer, Hermann Mead e Hella’s Hand. Além disso, conquistou a distinção The Best of Show!, que define o melhor hidromel entre as amostras vencedoras — o "melhor dos melhores".
— O hidromel ganhou força no mercado com o crescimento da cerveja artesanal. Coloco muito de mim na produção e, como sou uma mistura étnica de alemães e indígenas, estudei receitas e métodos de produção da Alemanha, fazendo referências à região do Vale do Sinos, e também à cultura indígena Kaingang, que possui uma metodologia própria de hidromel — explica Felipe Nogueira, fundador da Norseman.
Felipe diz que, mesmo sendo considerada a bebida mais antiga do mundo, com referências há mais de dez mil anos, o hidromel ainda é um produto novo ao paladar brasileiro.
— É muito similar a um vinho, pois pode ser seco ou suave, tem taninos, acidez e a graduação alcoólica normalmente é na faixa de 10% a 14% de álcool — afirma.
A marca tem oito rótulos fixos da bebida, mas lança edições limitadas frequentemente. Mais informações podem ser encontradas no site ou no Instagram @norsemanhidromel.
*Produção: Maria Clara Centeno