No mês de setembro, bares de diferentes países participam, simultaneamente, de um dos mais badalados eventos da coquetelaria mundial: a Negroni Week ou Semana do Negroni, dedicada ao drinque italiano feito com gin, Campari e vermute tinto.
Em Porto Alegre, pelo terceiro ano consecutivo, o palco oficial do festival é o Press Bar Restaurante, o Press da Hilário (Hilário Ribeiro, 281), no bairro Moinhos de Vento. Por lá, o bartender Paulo Santos elaborou uma receita especial, com espuma cítrica de laranja, sensação entre a clientela.
A função vai até domingo (22), com DJs convidados. Quem pedir dois Negroni no Press da Hilário ganha um carpaccio de filé.
Um pouco da história
Sabe quem criou o famoso clássico avermelhado? Um conde chamado Camillo Negroni, em Florença.
Segundo a Campari Academy, o jovem havia retornado à Itália depois de alguns anos de aventuras e escapadas no Exterior. Em 1919, no Bar Casoni, na sua cidade-natal, o fiorentino pediu ao amigo Fosco Scarselli (barman) que reforçasse seu drinque Americano.
Para isso, sugeriu que o companheiro adicionasse um pouco de gim no lugar de água com gás, à mistura de Campari e vermute que ele havia aprendido a apreciar em Londres, uma de suas cidades favoritas.
Scarselli fez o que o conde pediu, e a nova receita acabaria por conquistar a alta sociedade de Florença, tornando-se ainda mais conhecida com o toque final do barman — que adicionou uma fatia de laranja no copo.
A partir dali, os clientes passaram a pedir o drinque à la Negroni, depois abreviado apenas para o sobrenome do seu criador.