Acaba de sair o ranking atualizado dos mais saborosos pratos do Brasil e do mundo, segundo a plataforma TasteAtlas, que é uma espécie de enciclopédia da gastronomia.
A iguaria nº 1 do Top 5 global é... a picanha! Chamada pelo site gringo de “brazillian beef cut” (corte brasileiro de carne bovina), ela aparece na foto na forma de suculentos medalhões. A refeição também conquistou o primeiro lugar entre as “100 melhores comidas do Brasil”, seguida do contrafilé, do pão de queijo, do escondidinho e do arrumadinho (um prato típico nordestino preparado com carne de sol ou charque).
Ainda sobre a picanha, a plataforma lista os melhores restaurantes recomendados por críticos gastronômicos para provar a proteína. Na lista "global" (tem também as opções "perto de mim" e "no Brasil"), as churrascarias mais bem colocadas do Rio Grande do Sul são a Barranco, em Porto Alegre, em 5º lugar, e a Chama de Fogo, em Gramado, em 13º. A Churrascaria Majórica, no Rio, ficou em primeiro. Há controvérsias.
Outro ponto a destacar: mais uma vez, o nosso xis ficou de fora do ranking. Já protestei contra esta falha no ano passado. Assim não dá!
Veja aqui o ranking mundial:
https://www.tasteatlas.com/best/search/brazil
E aqui, o brasileiro:
https://www.tasteatlas.com/best-rated-dishes-in-brazil