Uma preciosidade estampada há mais de cinco décadas em uma das paredes da Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa) acaba de ter a revitalização concluída. É um mural de Vasco Prado, um dos mais respeitados artistas do Estado, falecido em 1998. A obra adorna a sede social do clube desde 1971.
Realizada na noite da última quinta-feira (8), a cerimônia de inauguração contou com a presença de dirigentes e conselheiros da Sogipa e de familiares do autor, incluindo Zoravia Bettiol, sua ex-mulher, a filha do casal, Nora Prado, e um neto.
O restauro começou em maio, com investimento de R$ 356 mil, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, incluindo o melhorias no local onde fica a obra, no hall do segundo andar.
Com 35 metros quadrados, a tela foi pintada a pedido da Sogipa no final dos anos de 1960 e retrata o esporte, a cultura, o lazer e o convívio entre as pessoas, valores cultivados pelo clube.
O processo de recuperação levou cerca de quatro meses. Inicialmente, todos os dez painéis que compõem a pintura foram retirados e levados para um local onde a madeira foi tratada e restaurada. Em seguida, a obra foi minuciosamente restaurada por uma equipe de profissionais experientes, liderada por Maria Cristina Ferrony e Vivian da Silva Lockmann. Somente após essas etapas, os módulos foram reinstalados no local original.
Agora, a peça conta com um novo sistema de iluminação e com uma proteção em vidro temperado, que garante a preservação.
A ação teve o apoio de Grupo Zaffari, Dorf Ketal, Florestal Alimentos e da GeoMaritima Serviços Logísticos.