Uma preciosidade estampada há mais de cinco décadas em uma das paredes da Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa) está sendo revitalizada. É um mural de Vasco Prado, um dos mais respeitados artistas gaúchos, morto em 1998. A obra fica na sede social do clube.
O trabalho começou em maio, com investimento de R$ 356 mil, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, incluindo o melhorias no local onde fica a obra, no hall do segundo andar.
Com 35 metros quadrados, a tela foi pintada pelo artista a pedido da Sogipa no final dos anos de 1960 e retrata o esporte, a cultura, o lazer e o convívio entre as pessoas, valores cultivados pelo clube.
Com aval da filha do autor, Eleonora Prado (com Zoravia Bettiol), a restauração de ser inaugurada em agosto. O primeiro passo foi a retirada do mural (dividido em dez painéis) para tratamento e recuperação da madeira. Enquanto isso, o espaço receberá os cuidados necessários.
Depois, a obra voltará ao lugar original, onde a pintura será restaurada por Maria Cristina Ferrony e Vivian da Silva Lockmann. A última etapa do trabalho será a instalação de uma tela de vidro temperado para proteger a criação.
A ação tem apoio de Grupo Zaffari, Dorf Ketal, Florestal Alimentos e da GeoMaritima Serviços Logísticos.