Está prestes a ganhar o mundo um baita projeto idealizado há mais de uma década pelo professor Luís Augusto Fischer: a História da Literatura no Rio Grande do Sul.
Serão seis volumes, com textos sobre as principais fases da produção literária gaúcha, em um esforço de síntese envolvendo 80 pesquisadores, com nomes ligados a 25 instituições de Ensino Superior no Brasil.
— Eu sempre gostei de história da literatura e já escrevi sobre o tema, mas sentia falta de algo mais. A minha geração foi a que profissionalizou a pesquisa na área, da década de 1970 em diante, e precisava dar o seu depoimento, porque já tem um acúmulo de pesquisas significativo — diz Fischer, professor titular de Literatura Brasileira da UFRGS e referência no segmento.
No início dos 2000, ele fez a primeira tentativa de produzir um trabalho coletivo sobre o assunto. Não vingou. Passados cerca de 15 anos, o pesquisador voltou à carga, e é dessa nova empreitada que nasce a proposta atual, em parceria com as editoras da Furg e Coragem.
— Dei um tiro na Lua — brinca Fischer.
E (que bom!) deu certo. Os cinco primeiros volumes da série têm corte cronológico, começando com o período formativo e as manifestações literárias em seus primórdios no Estado.
O segundo livro aborda a virada do século 19, rumo à modernidade, e o terceiro, a Era Erico Verissimo (de 1930 a 1950), que não poderia faltar.
O quarto volume trata da produção escrita durante a ditadura civil-militar e o quinto, recai sobre a atualidade (a partir de 1990).
Por fim, o sexto título, chamado Longas Durações, é, nas palavras de Fischer, “o mais inventivo”, com um compilado de artigos sobre temas bem variados. Por exemplo: a literatura judaica, a produção de ítalo, teuto e afrodescendentes, as obras de autoria feminina, as conexões com o mundo LBGT e por aí vai.
É uma coleção para se ter em casa em destaque na prateleira. Se tudo der certo, o lançamento (como capas e design do Flávio Wild) será na Feira do Livro de Porto Alegre, que em 2024 faz 70 anos.
O projeto tem apoio do Brazil LAB, da Universidade de Princeton, onde Fischer atuou como professor visitante em 2023, e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS.
A coleção, volume por volume
Volume 1 - A Constelação Romântica
- Período Formativo, com textos sobre as primeiras manifestações literárias no RS, a literatura de viagem e viajantes, os primórdios da poesia e os primeiros autores românticos, entre outros destaques.
Volume 2 - O Rumo Moderno
- As cidades gaúchas na virada do século 19, com textos sobre narradores sulinos entre 1910 e 1920, os centros de cultura letrada no RS, a Biblioteca Pública do Estado e o jornalismo da época, entre outros pontos.
Volume 3 - A Era Erico
- Tudo sobre Erico Verissimo e sua produção e também os grandes destaques da literatura gaúcha nesse período, entre os anos 1930 e 1950.
Volume 4 - A Ditadura
- Neste volume, o foco é a produção literária no RS dos Anos de Chumbo, entre 1960 e 1980, incluindo a crônica no contexto da ditatura, o teatro e sua efervescência, a literatura infantil e o começo da pesquisa e da pós-graduação em Literatura no RS, entre outros tópicos.
Volume 5 - Atualidade
- O livro apresenta um panorama da área a partir de 1990, com textos sobre temas como a poesia contemporânea sul-rio-grandense, a experiência do Sarau Elétrico, em Porto Alegre, a narrativa policial, HQ, graphic novel, mangá e mais um monte de assuntos legais.
Volume 6 - Longas Durações
- Um apanhado de textos sobre temas bem variados. Alguns exemplos: literatura judaica, produção de ítalo, teuto e afrodescendentes, obras de autoria feminina, as conexões com o mundo LBGT, grandes jornalistas, a tradução literária, etc.