Autor de O Avesso da Pele, livro censurado no Rio Grande do Sul em março deste ano, Jeferson Tenório relatou, nesta semana, o que classificou como mais um episódio de racismo. Nas redes sociais, o escritor afirmou ter sido alvo de uma abordagem policial preconceituosa no Parque da Redenção, em Porto Alegre.
"No dia 25 de março deste ano sofri minha 16° abordagem policial. Refleti muito se deveria expor mais este caso, pois sempre existe um desgaste emocional e pessoal", escreveu ele, em seu perfil no Instagram (veja abaixo, na íntegra).
Conforme o relato, a abordagem ocorreu por volta das 17h, quando Tenório foi até o parque acompanhado de um fotógrafo do jornal The New York Times para fazer uma sessão de fotos sobre o livro (que, aliás, aborda o tema do racismo estrutural).
Naquele momento, segundo ele, uma viatura da Brigada Militar parou atrás dos dois, e os policiais "saíram apontando as armas, com frases de mão na cabeça".
Ninguém foi agredido ou preso, mas Tenório não gostou da forma de tratamento a ele dispensada.
Segundo o escritor, depois que os policiais concluíram que não havia nada de errado, "todas as explicações da abordagem foram dadas para o fotógrafo, que era um homem branco". Os PMs, conforme Tenório, "disseram que fomos abordados porque receberam uma denúncia de que havia um traficante com as nossas características (?)" e que agiam assim "para proteger o cidadão de bem".
Ao refletir sobre o episódio, que, ironicamente, ocorreu num local da Redenção onde existe uma pintura polêmica no piso (que lembra a suástica nazista), Tenório concluiu o seguinte: "Ficou claro, na avaliação da polícia, que eu seria um traficante e o fotógrafo o usuário".
Para quem nunca foi alvo de preconceito pela cor da pele, é fácil julgar ou até minimizar o sentimento de quem enfrenta isso desde sempre - será que, para uma pessoa branca de classe média, é "normal" passar por 16 abordagens policiais na vida? Duvido. O post de Tenório, até a manhã desta quinta-feira (4), tinha 18 mil curtidas e 1,7 mil comentários, a maioria, em apoio ao escritor.