Parceiros em mais de cem resgates durante a enchente no Guaíba, os velejadores gaúchos Kadu Bergenthal, Vilnei Goldmeier e Edgar Oppitz irão navegar pelas águas gélidas do Mar do Norte, em Hankø, na Noruega. Com o barco Ico-Pró Alumínio Vitares, o trio do clube Veleiros do Sul vai defender o título mundial na categoria soling, que conta com três velejadores por embarcação.
Diante dos desafios enfrentados pelo Estado, a presença gaúcha na Escandinávia já é motivo de celebração. Empenhados em salvar vidas, os velejadores interromperam os treinos para focar no resgate de pessoas e animais.
Oppitz, além de "proeiro" (que atua na proa do barco), é bombeiro voluntário. As operações foram realizadas com embarcações e equipamentos do clube náutico e de parceiros.
— A presença gaúcha na Noruega sintetiza toda a força e resiliência do nosso povo, que lutou muito durante a maior tragédia do Estado — destaca o timoneiro Kadu.
Os treinamentos no Veleiros do Sul também acabaram comprometidos devido aos estragos causados pela cheia do Guaíba.
O Campeonato Mundial de Soling começa na próxima semana, reunindo mais de 40 equipes de diferentes países. No ano passado, o trio já havia conquistado o título na cidade de Milwaukee, em Wisconsin, no Estados Unidos, na costa leste do Lago Michigan.