Para ajudar livreiros, editoras, autores, livrarias e sebos gaúchos atingidos pela crise climática, o Instituto Ling, em Porto Alegre, prepara a Feira do Livro Reconstrói RS. Com a meta de zerar os estoques dos livros salvos da enchente, a iniciativa será nos dias 14, 15 e 16 de junho, das 11h às 20h, terá entrada franca e um timaço de convidados.
Entre os nomes confirmados, está o de Carla Madeira, escritora de ficção mais vendida no Brasil em 2023, que fará uma participação online, em um bate-papo literário com Martha Medeiros. Também estarão no evento a jornalista Fernanda Pandolfi, embaixadora da feira, e os autores Paula Taitelbaum, Eduardo Bueno, Claudia Tajes, Donaldo Schüler e o casal Diana e Mário Corso - todos de forma voluntária, sem cobrança de cachê.
A ideia é incentivar a comunidade a comprar obras de empreendimentos que tiveram seus depósitos inundados, como a Livraria Taverna, o clube de assinaturas TAG e a Editora Projeto. Empresas e escritores que foram afetados de outras formas, como a editora Palavra Bordada, ilhada em Canoas, e tantas outras impactadas indiretamente, como a Piu, a Zouk e a Dublinense, também marcarão presença.
Durante os três dias da feira, o centro cultural terá oficinas, workshops e atividades infantis para integrar diferentes públicos e artistas, apoiando a reconstrução da economia local.
O evento também será ponto de coleta de obras em bom estado para a reconstrução do acervo da Biblioteca Comunitária Girassol, no bairro Sarandi. O local surgiu há dez anos como espaço de incentivo à leitura, literatura e escrita foi drasticamente atingido pelas águas.
— No meio da tragédia e do caos que assolou nosso Estado, vimos imagens de partir o coração. Entre os milhares de gaúchos que sofreram esse impacto, estão nossos queridos autores, livrarias, editoras e sebos. Entendemos que é nossa missão também apoiar esses empreendedores — diz Carolina Rosado, gerente do Ling.
Para participar
O evento ainda conta com o suporte e a cooperação de diferentes segmentos do setor literário. Nos bastidores, também estão envolvidas a Câmara Rio-Grandense do Livro e o Clube de Editores do Rio Grande do Sul. A iniciativa está aberta a receber outros participantes, seja expondo ou atuando de forma solidária. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail instituto.ling@institutoling.org.br.
Programação de retomada
A Feira do Livro Reconstrói RS faz parte da retomada da programação de cursos e atividades artísticas do Instituto Ling. Localizada na Rua João Caetano, 440, no bairro Três Figueiras, a instituição não foi atingida pelas chuvas e se concentrou em desenvolver ações para auxiliar o Rio Grande do Sul e as famílias afetadas pelas enchentes.
Durante o mês de maio, a entidade anunciou, em parceria com Federasul e Instituto Cultural Floresta, o Reconstrói RS, iniciativa com foco em obras de recuperação da infraestrutura nas regiões diretamente abaladas.
O centro cultural também se transformou em um dos pontos do projeto coletivo Cozinha Solidária, do SOS Cozinhas; e tem levado dois dos seus programas educativos, a Oficina de Choro e o MPB nas Escolas, para dentro dos abrigos que acolhem vítimas das chuvas.
A partir de junho, o Instituto Ling voltará a oferecer outras programações culturais, em diversas áreas do saber. Além da feira do livro especial, o espaço oferecerá cursos que abordam temas como história e psicanálise, passando ainda por workshops de gastronomia e atividades culturais que vão de shows musicais a programações infantis. A agenda completa está disponível no site www.institutoling.org.br.