Conhecido pelo trabalho com pessoas com deficiência (PCDs) em Porto Alegre, o Instituto Social Pertence fechou uma parceria inédita com a plataforma Airbnb para ajudar atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Especializada em aluguéis de temporada, a empresa doou US$50 mil em vouchers para a acomodação de famílias atípicas.
Desde que a tragédia climática atingiu o Estado, voluntários ligados ao Pertence passaram a socorrer PCDs em áreas alagadas e também a auxiliar as autoridades no mapeamento da situação deles, tanto em abrigos quanto em casas de conhecidos. Há pelo menos 2,1 mil afetados.
— São pessoas e famílias que precisam de um olhar especializado. Em condições normais, eles já vivem uma situação de invisibilidade. Em uma tragédia como a que enfrentamos, isso se multiplica. Recebemos relatos muito preocupantes e decidimos agir — diz Victor Freiberg, à frente do instituto, uma entidade sem fins lucrativos.
Foi assim que nasceu o projeto Pertence Contigo, que recebeu o apoio da Airbnb. A intenção, com os vouchers, é oferecer espaços adequados para atender as necessidades dessa parcela específica da população. Cada família selecionada pelo instituto poderá ficar até um mês no espaço alugado (casa ou apartamento), até que consiga se reorganizar para retomar a vida na própria residência.
A intenção, conforme Freiberg, é começar contemplando 25 famílias na Capital — as primeiras beneficiadas serão acomodadas nos próximos dias — e ir ampliando esse número na medida do possível, inclusive em outros municípios. Além do acolhimento, o instituto pretende ajudar com itens de higiene e alimentação e viabilizar atendimentos de saúde, conforme cada caso.
Quem quiser apoiar a causa, pode entrar em contato com o Pertence por e-mail (contato@pertence.me), pelos números (51) 99176-9191 e (51) 3108-0710 ou pelas redes sociais (@clubesocialpertence). Outra opção é ir pessoalmente até a sede da instituição, que fica na Rua Gonçalves Ledo, nº 473, bairro Partenon, em Porto Alegre.