Testei, em primeira mão, uma novidade que será apresentada pela Secretaria Estadual do Turismo no Gramado Summit, evento de inovação na Serra, na próxima quinta-feira (11): um “chatbot” (parecido com o já famoso Chat GPT) chamado Gen.IA. É um sistema de inteligência artificial generativa genuinamente gaúcho.
Traduzindo para língua de gente: uma equipe de técnicos do Estado criou um assistente virtual gratuito que permite a qualquer pessoa fazer perguntas sobre o impacto socioeconômico do turismo no Rio Grande do Sul, sem precisar pesquisar em centenas de planilhas.
O “robô” não é de lata. Ele conversa com você pela tela do computador, como se fosse gente, e integra o Inturis, o Sistema de Inteligência Turística do RS.
A iniciativa já conta com uma série de painéis interativos sobre temas como fluxo, destino e perfil dos visitantes que buscam o Estado como destino de viagem. A diferença é que, a partir de quinta-feira, haverá o reforço do Gen.IA.
— A ideia é facilitar a busca por informações do setor, inclusive para que os gestores públicos possam usar isso na tomada de decisões — explica o economista Antônio Pedro da Costa e Silva Lima, coordenador do Observatório de Turismo do RS.
Na prática, o “chatbot” recebe e traduz em respostas simples e automáticas milhares de dados. No momento, o escopo ainda é limitado, porque ele está em fase de treinamento. Então, você pode questioná-lo, por exemplo, sobre o peso do turismo no PIB de um município ou de uma região e até perguntar onde é mais recomendado investir, mas ele ainda não saberá responder questões de maior complexidade.
A promessa, segundo o secretário em exercício da área, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, é de que, aos poucos, com base na aprendizagem de máquina e na inserção contínua de big data, o assistente vá se tornando mais e mais sofisticado. Por enquanto, o Estado é o único no Brasil a desenvolver uma ferramenta do tipo. O desafio, agora, é aprimorá-la e garantir que seja bem utilizada.
O lançamento
Será nesta quinta-feira (11), às 15h30min na arena de conteúdos do governo do Estado no Gramado Summit, em Gramado, na Serra. Na ocasião, também serão divulgadas as informações para acessar o novo sistema, que será gratuito e poderá ser usado por qualquer pessoa.