O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, fecha hoje um acordo com a Mayo Clinic, considerada o melhor hospital do mundo no ranking World's Best Hospitals 2024. A Mayo foi uma das primeiras instituições a receber designação oficial do Instituto Nacional do Câncer dos EUA, em 1973 — a classificação mais alta que um centro de câncer pode atingir naquele país.
A parceria com o Moinhos será na área oncológica, começando pela pesquisa do mieloma múltiplo, doença considerada rara, mas que causa grande sofrimento aos pacientes.
São esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. As informações são da publicação Estimativa 2023 — Incidência de Câncer no Brasil, lançada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). O tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).
A consultoria da Mayo terá o objetivo de aprimorar processos e qualificar as pesquisas clínicas. Sé em 2023, o Moinhos investiu R$ 2,5 milhões na ampliação das áreas físicas do Instituto de Pesquisam, que fechou o ano com 188 estudos ativos, com mais de 9 mil participantes.