Presidente da Bienal do Mercosul, a empresária Carmen Ferrão embarca nesta terça-feira (16) para a Europa com uma missão especial. Acompanhada de uma comitiva, Carmen vai participar da abertura oficial da Bienal de Veneza, na Itália, a mais importante do gênero no mundo.
Neste ano, a mostra chega à 60ª edição e, pela primeira vez, tem um curador brasileiro, o diretor do Museu de Arte de São Paulo (Masp), Adriano Pedrosa.
— Vou a Veneza como convidada, para divulgar a nossa Bienal, fortalecer a imagem e ampliar o alcance do evento lá fora. O objetivo é inserir a capital gaúcha no circuito internacional de arte. Queremos atrair visitantes para Porto Alegre — diz Carmen, que será acompanhada do curador da Bienal do Mercosul, Raphael Fonseca, entre outros membros da equipe.
A última edição, em 2022, exibiu, de forma gratuita, 110 obras de artistas de 23 países, gerou 1,26 mil empregos e recebeu 623 mil visitantes na capital gaúcha.
A 14ª edição será aberta no próximo dia 12 de setembro e seguirá até 17 de novembro, com o tema “Estalo”, um chamado para o despertar para as grandes transformações no mundo. Os detalhes da programação serão divulgados em junho.