A capela de vidro que está sendo construída aos pés do Cristo Protetor de Encantado, no Vale do Taquari, receberá uma relíquia religiosa do santo que dará nome ao templo. O relicário com um fragmento de osso de São João Batista Scalabrini veio de Piacenza, na Itália, está em São Paulo e deve chegar ao município gaúcho após a conclusão da obra.
Scalabrini atuou como bispo da Igreja Católica e fundou a Congregação dos Missionários de São Carlos. Antes de morrer, em 1905, visitou missões scalabrinianas no Brasil e passou pelo Vale do Taquari. Em 2022, foi canonizado pelo Papa Francisco.
— Ele esteve em Encantado e em toda a região, por isso decidimos homenageá-lo. Quando estivemos com o Papa, em agosto de 2023, a congregação nos ajudou muito. Depois, fomos até Piacenza, onde visitamos a tumba do santo e recebemos o relicário — conta Robison Gonzatti, presidente da Associação Amigos de Cristo de Encantado.
O grupo pretende realizar uma missa crioula na nova capela, cujas obras estão em fase de finalização, no dia 2 de março. Se tudo der certo, o relicário estará presente.
A intenção, no futuro, é de que ele fique exposto no templo, que integra o complexo do Cristo Protetor. O parque terá uma série de estruturas, incluindo uma fonte em homenagem aos apóstolos e um espaço inspirado no Monte das Oliveiras, além de banheiros, praça de alimentação, lojas de souvenir e ambulatórios, entre outros espaços. A capela envidraçada terá capacidade para 32 pessoas sentadas.