Com investimento privado estimado em R$ 30 milhões, um grupo de empresários do Vale do Taquari acaba de lançar o projeto para construir um rosário gigante na região.
A intenção é de que as obras comecem em setembro, no interior do município de Muçum, e, depois de prontas, reforcem o turismo religioso no vale, que recebe cada vez mais visitantes em razão do Cristo Protetor de Encantado.
— Estamos muito empolgados. É um projeto com um propósito especial, de reconectar as pessoas à fé, e será mais uma opção para quem visita o Cristo — diz Robison Gonzatti, um dos empresários envolvidos.
A expectativa é de que o complexo - com previsão de inauguração em 2024 - receba 25 mil turistas por mês.
Como será
O Rosário da Proteção, como está sendo chamado, terá 800 metros de comprimento e será composto por uma cruz e por 59 capelas circulares, com cobertura em formato de abóbada.
As capelas ficarão junto a um lago artificial, em uma área verde de 10 hectares. Terão entre 6 e 12 metros de largura e cerca de cinco metros de altura. Haverá ainda banheiros, estacionamento para 350 veículos, recepção, sala de vídeos e loja de souvenir. A ideia é que, à noite, toda a estrutura receba iluminação especial, para que brilhe e seja vista dos morros do entorno.