É o que todo mundo quer, é o que mais aparece nas redes sociais (às vezes travestido de positividade tóxica) e é, desde sempre, um dos temas basilares da filosofia ocidental. Ser feliz, na era do cansaço, virou obsessão. Mas o que é mesmo a felicidade?
Em um município de 7 mil habitantes no interior do Rio Grande do Sul, a pergunta é levada a sério. Na próxima sexta-feira (2), a partir das 18h30min, o salão paroquial da igreja matriz de Santa Clara do Sul, no Vale do Taquari, vai sediar o 1º Fórum da Felicidade. É isso mesmo.
Desde 2021, a cidade conta com um programa municipal dedicado a promover esse estado de espírito. A iniciativa foi criada a partir de um questionário aplicado a 700 pessoas, chamado de “Pesquisa de Felicidade Interna Bruta (FIB)”, desenvolvido a partir de uma metodologia criada no Butão, país ao leste do Himalaia.
Desde o início, segundo o prefeito Paulo Kohlrausch, a ideia foi - e continua sendo - ampliar a sensação de bem-estar da comunidade, a partir de uma série de ações: caminhadas contemplativas, meditação, ioga, dança, rodas de conversa, ginástica, piquenique coletivo no parque, horta comunitária e estímulo a atividades de voluntariado que reforcem o exercício da bondade e da gentileza - fazer o bem, afinal, faz bem.
O combo inclui ainda espaços públicos bem-cuidados (que oportunizem a sensação de segurança, tranquilidade) e atendimento psicológico na rede pública (com maior disponibilidade de psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais). Em Santa Clara, existe até um departamento de Saúde Emocional, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, só para cuidar do assunto.
— Percebemos que muita gente procurava a unidade básica de saúde por dores emocionais, para conversar, ser ouvida. Isso se potencializou com a pandemia e com o avanço das novas tecnologias. As pessoas estavam perdendo as relações humanas, o olho no olho. Então, decidimos agir — conta o prefeito, formado em administração, com pós-graduado em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 e em Neurociências e Comportamento na PUCRS.
Agora, o município vai promover o fórum - gratuito e aberto à comunidade - para ouvir a população sobre as políticas públicas de felicidade. Além de avaliar o programa, a intenção é traçar os próximos passos. O tema é prioridade zero.
Não sei você, mas eu já estou quase me mudando para Santa Clara…
Finlândia
Em março, você deve lembrar, a Finlândia conquistou, pelo sexto ano consecutivo, o título de "país mais feliz do mundo", segundo o World Hapiness Report, da ONU. Lá, a força dos laços comunitários explica muito desse resultado. Felicidade não é necessariamente sobre “ter”, mas sobre “ser” e "sentir".
O que é que Santa Clara tem?
Grupos de atividades físicas em andamento
- Aula de ginástica
- Aula de dança e ritmos
- Esportes ao ar livre
- Aula de ginástica funcional
- Caminhada em trilhas na natureza
- Caminhada contemplativa
- Alongamento para gestantes
- Grupo de yoga
Oficinas de bem-estar em andamento
- Artesanato
- Culinária
- Arteterapia e criatividade
- Meditação
- Biodança
- Musicalização
Rodas de conversa
- Grupo de mulheres
- Grupo de adolescentes
- Grupo de terceira idade
- Grupo de homens
- Grupo de crianças
- Grupo de casais
- Grupo de gestantes
Horta comunitária
O objetivo da horta é estimular o espírito voluntário a partir de práticas comunitárias. Toda a população é convidada a participar da produção, desde a preparação da terra e plantio até a parte da colheita. Também é um estímulo à alimentação saudável, diversificada e sem agrotóxicos.
1º Fórum de Felicidade de Santa Clara do Sul
- Data: 2 de junho de 2023
- Horário: das 18h30min às 21h
- Local: Salão Paroquial
- Objetivo: discutir a prática da Ciência da Felicidade com a comunidade, avaliar o que está sendo feito na cidade e projetar os próximos passos do Plano de Felicidade Interna Bruta do município
Programação
- 18h30min - Café de boas-vindas
- 19h - Abertura do evento
- 19h05min - Por que cidade feliz? - Prefeito Paulo Kohlrausch fala dos motivos do surgimento do Programa Santa Clara + Feliz
- 19h15min - O que é Felicidade? - Danielle Harth
- 19h30min - Felicidade com Emoção e Propósito de Vida - Palestrante Juliana Carneiro
- 20h20min - Programa Santa Clara + Feliz e FIB - Coordenadora do Programa Santa Clara + Feliz Danielle Harth explica o programa, a inspiração no FIB, os quatro eixos (Vincule-se, Sinta-se, Transforme-se, Movimente-se) e principais ações realizadas até o momento
- 20h40min - Participação popular na construção das ações de 2023
- Haverá ainda uma série de atividades de lazer, música, gastronomia, esporte, cultura e de oficinas, além de ginástica cerebral para idosos, massoterapia, palestras sobre saúde, comportamento, família, etc.
- 20h55min - Encerramento do evento