O jornalista Caio Cigana colabora com a colunista Juliana Bublitz, titular deste espaço
Serão 240 quilômetros percorridos a pé, apenas com a roupa do corpo, sem comida ou água, e com direito a apenas duas ferramentas que possam ajudar na subsistência pelo percurso. Assim será o desafio de sobrevivência que terá como local o litoral sul do Estado, mais precisamente entre Rio Grande e o Chuí, entre os dias 12 e 20 de abril. Ao longo do trajeto, entre 30 e 40 quilômetros por dia, os participantes terão de encontrar alimentos e água potável por conta própria e dormir ao relento, desenvolvendo suas habilidades para vencer o ambiente inóspito.
– Largados no Cassino será de nível hard, talvez o mais desafiador de todos os já promovidos pela Via Radical Brasil – diz o coronel da reserva do Exército Marcelo Montibeller Borges, proprietário da empresa que ministra cursos de técnicas de sobrevivência e já organizou desafios semelhantes na Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica, Caatinga e no Pampa.
No Rio Grande do Sul, em junho de 2022, os participantes enfrentaram o inverno de noites geladas e chuva em uma área entre Lavras do Sul e Dom Pedrito (foto abaixo). Agora, 12 “sobrevivencialistas” de vários Estados testarão seus conhecimentos e limites em um novo cenário natural. Dois deles, mais experientes, farão a travessia descalços. Sete integrantes já estão confirmados.
– Terão de sobreviver coletando, buscando ovos de aves, peixes e insetos, procurando pequenas sangas para ver se a água é potável – explica Montibeller.
Os participantes, no entanto, também são monitorados e rastreados em tempo real. Tanto para a possibilidade de alguma intercorrência ou intervenção por necessidade como para verificar se as regras são cumpridas. A equipe de apoio terá o bajeense Itamar Charlie, participante da primeira temporada do reality show Largados e Pelados Brasil.
Não é permitido, por exemplo, pedir água ou comida pelo trajeto se encontrarem alguma casa ou pescador da região. As inscrições ainda estão abertas e até interessados sem treinamento podem participar e testar habilidades, resistência física e força mental. Não há competição entre os participantes ou prêmio. A vitória é completar o percurso.