No próximo dia 26, Porto Alegre vai receber, pela primeira vez, um projeto chamado Ciclovia Musical, que oferece roteiros guiados de bicicleta até os principais centros da cultura gaúcha - Theatro São Pedro, Casa da Ospa, Fundação Iberê, Usina do Gasômetro e Casa de Cultura Mario Quintana.
E o melhor: os passeios incluem com uma série de concertos gratuitos, abertos ao público.
O guia de um dos trajetos é o maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Evandro Matté, que acaba de receber o prêmio Líderes e Vencedores, como destaque na categoria "expressão cultural", da Federasul e da Assembleia Legislativa.
— Tenho duas bikes, uma de passeio e outra de treino. Já cheguei a percorrer 40 quilômetros em um dia — conta o regente, que, além de pedalar à frente do pelotão, ele vai conversar com os participantes sobre os diferentes instrumentos e estilos musicais.
Serão dois percursos. Ambos sairão a partir das 9h do Theatro São Pedro, com paradas estratégicas para assistir a apresentações de música clássica e instrumental. A outra guia convidada é a maestrina Cintia de Los Santos, que também irá se apresentar com o grupo Vocal5 A Cappella na concha acústica do teatro.
Entre os grupos musicais selecionados, também estão Quarteto Ibirapitanga, Quinteto de Sopros Quint Essence, Confrasulhorns, Confraria de Trompistas do Rio Grande do Sul e Sexteto Gaúcho.
Para participar da pedalada, é preciso se inscrever no site cicloviamusical.com.br. O evento - que já é sucesso em cidades como São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro - é realizado há 10 anos.
Todos podem
Para pedalar na Ciclovia Musical não é necessário ser ciclista profissional. Quem está começando a andar de bicicleta pela cidade é incentivado a participar. O roteiro nº1, com Matté, tem 16,2 quilômetros, e o roteiro nº2, com Cintia, é mais curto, com 7,6 quilômetros. A harmonia dos pelotões será garantida com a participação de monitores do Clube de Ciclismo PedAlegre, liderados por Juarez Pereira e Maria Helena Popien.
Inclusão
O roteiro nº2 terá acessibilidade em Libras (a Língua Brasileira de Sinais). A intérprete será Simone Dornelles. Também haverá participação de ciclistas cegos e com baixa visão em bikes duplas, trazidos pela Associação de Cegos do Rio Grande do Sul.
Os roteiros em detalhes
Roteiro nº1
- 16,2 quilômetros
- Ponto de encontro: Theatro São Pedro, na Concha Acústica (Praça Mal. Deodoro, no Centro Histórico)
- Horário de início: 9h
- Duração: 3h30min
- Menores de idade devem estar acompanhados por um dos pais ou responsável
- O uso de capacete é obrigatório
- Monitor artístico: maestro Evandro Matté
Programa do roteiro nº1
- 9h: Theatro São Pedro - Concha Acústica - apresentação do grupo Vocal5
- 9h45min: Casa da Ospa - Quarteto Ibirapitanga
- 10h30min: Fundação Iberê - Quinteto de Sopros Quint Essence
- 11h15min: Usina do Gasômetro - Confrasulhorns
- 12h: Casa de Cultura Mario Quintana - Sexteto Gaúcho
Roteiro nº2
- 7,6 quilômetros
- Ponto de encontro: Theatro São Pedro, na Concha Acústica
- Horário de início: 9h
- Duração: 3h30min
- Menores de idade devem estar acompanhados por um dos pais ou responsável
- O uso de capacete é obrigatório
- Monitora artística: maestrina Cintia De Los Santos
Programa do roteiro nº2
- 9h: Theatro São Pedro - Vocal5
- 10h: Casa da Ospa - Quarteto Ibirapitanga
- 11h: Usina do Gasômetro - Confrasulhorns
- 12h: Casa de Cultura Mario Quintana - Sexteto Gaúcho