O tempo voa. Em 2023, o patinador Marcel Stürmer - que se tornou um dos grandes nomes do esporte brasileiro, dando show nos patins - está comemorando 20 anos do primeiro ouro nos Jogos Pan-Americanos, em Santo Domingo, na República Dominicana. E não é só isso: ele também celebra uma década da vitória nos Jogos Mundiais em Cali, na Colômbia.
Para marcar as datas, o atleta decidiu dividir com o público um pouco do que viveu e aprendeu na trajetória de conquistas. A partir do próximo dia 28 de setembro, ele dá início a uma série de palestras, começando em Porto Alegre e passando por São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Salvador.
— Sempre tive muita vontade de dividir minha experiência e de ajudar outras pessoas. Eu também tive a sorte de encontrar muita gente que me ajudou pelo caminho. Quando comecei a patinar, eu tinha seis anos e vivia em Lajeado. Não tinha uma referência, um mapa do tesouro. Sonhei e segui em frente. Muitas vezes, bati com a cara na parede — conta Marcel, que hoje tem 38 anos e comanda duas escolas de patinação, em Porto Alegre e Goiânia.
Ao longo da carreira, o atleta com espírito de campeão rompeu barreiras e abocanhou quatro medalhas de ouro consecutivas em Pan-Americanos. A última delas foi em Toronto, no Canadá (veja na foto acima), quando Marcel se tornou recordista brasileiro e decidiu deixar de competir para fazer exibições pelo mundo.
Além das escolas, ele realiza grandes espetáculos - chamados Zbura (voar, em romeno) - que misturam arte, magia, alta performance, habilidade e técnica, com a participação de campeões mundiais de patinação.
Tudo isso estará na palestra, intitulada “Marcel Stürmer: Sem medo, quem você seria?” e concebida com a consultoria da jornalista e escritora Fernanda Pandolfi, craque em contar histórias. Na apresentação, o patinador não fala apenas dos sucessos: ele também mostra o lado humano e imperfeito da trajetória. Campeões não são máquinas, e esta é uma história de sonhos e desafios.
A série de conferências será realizada nos hotéis da rede Intercity, que é parceria da iniciativa e tem Marcel como um de seus embaixadores.