Vai ser de “lamber os beiços” o almoço de encerramento da 8ª Edição do Festival Binacional de Enogastronomia, o Fronte(i)ra, neste sábado (5), em Sant’Ana do Livramento e Rivera. O "Assado Fronteiriço" - bem na divisa entre Brasil e Uruguai - terá como embaixadores dois chefs que sabem tudo de churrasco: o brasileiro Antônio Costaguta e o uruguaio Hugo Soca.
Conhecido como "El Topador", Costaguta vai assar 14 costelas de 13 ossos, como faziam os gauchos da região, em tempos ancestrais. A título de comparação, um "janelão" tradicional costuma ter oito. Ele também planeja preparar 12 cordeiros inteiros, de 20 quilos cada, tudo só com sal "para destacar o sabor do Pampa".
Serão mais de 10 horas de fogo em brasa (com lenha), em plena Praça Internacional, junto ao famoso obelisco que demarca o limite entre os dois países.
A ideia, segundo Costaguta, que é santanense de nascença, vive em Porto Alegre e formou-se mestre parrillero pela Escuela Argentina de Parrilleros, em Buenos Aires, é reforçar a irmandade entre os dois países - inclusive na culinária. O evento, que começa às 12h e vai até as 16h30min, também vai marcar os 200 anos de Livramento.
— Vai ser muito especial. Voltar para casa é sempre incrível, ainda mais assim. Foi em Livramento que nasceu minha paixão pelo assado — diz o parrillero.
O almoço deve receber 2 mil pessoas e contará com 17 estações gastronômicas (15 de pratos salgados e duas de sobremesas), com opções para todos os gostos. Ingressos em sympla.com.br.
Hugo Soca
O chef uruguaio Hugo Soca é autor do livro ‘‘Nuestras Recetas de Siempre’’, ganhador do premio Gourmand, na França, em 2013, como melhor livro de cozinha latino-americana.