Dois chefs gaúchos andam chamando a atenção por onde passam com uma sobremesa em forma de arte. À frente da marca Signature Cook, Jhonatan Marko e Vitor Nascimento deram nova dimensão à ideia que ganhou fama com o chef Grant Achatz, no restaurante Alinea, em Chicago, nos Estados Unidos.
Conhecido pela criatividade, Achatz passou a “pintar” a sobremesa para seus clientes, como se a mesa fosse uma tela em branco diante de um artista, usando diferentes cores e texturas de doces. E, claro, tudo isso sem pratos.
Inspirados na proposta, Marko e Nascimento adaptaram o conceito para mesas coletivas, em eventos corporativos e privados, onde as pessoas são convidadas a comer todas juntas - cada uma com a sua colher. O efeito é lúdico e quase infantil, em uma espécie de deleite compartilhado.
— Queríamos fazer algo diferente, disruptivo, que cumprisse uma das funções da gastronomia, que é aproximar e conectar pessoas. Gastronomia também é compartilhar momentos, e foi nisso que pensamos - conta Marko, que atuou por dois anos no estrelado D.O.M, de Alex Atala, e é professor na Univates, em Lajeado, no Vale do Taquari.
Deu tão certo, que a dupla foi convidada a fechar uma parceria com a prestigiada marca francesa Moët Chandon Hennessy e Terrazas e fará, na próxima segunda-feira (10), um jantar especial, na Capital, para marcar a fusão - com a presença de François Hautekeur, gerente de Comunicação e Enologia do grupo LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton). Será no Showroom da Cyrela (Rua Luzitana, 1.409, bairro Higienópilis). Mais detalhes em sympla.com.br.