Começa na próxima sexta-feira (28), na Venezuela, a primeira competição pan-americana de assadores e parrilleros - e, é claro, o Rio Grande do Sul estará na disputa, representado por quatro churrasqueiros "de respeito". A equipe RS Brasa e Prosa embarca nesta segunda-feira (24) rumo à cidade de Valência, a cerca de 160 quilômetros de Caracas, para brigar pelo título.
O torneio é organizado pela Associação Venezuelana de Assadores e pela Confederação Pan-Americana de Assadores, e o local escolhido para a função toda - que vai ocorrer entre os dias 28 e 30 de julho - é a sede da Associação de Pecuaristas da Venezuela. O concurso terá seis categorias: bovino, suíno, ovino, frango, peixe e até sobremesa (na grelha, obviamente).
A turma do RS também foi convidada a ministrar um workshop sobre "Fogo de Chão" no evento, levando as tradições gaúchas ao público internacional. Na competição, o grupo promete aposta na experiência adquirida em outros eventos internacionais, como o Ancestral Grills World Tournament 2022, na Colômbia. Lá, entre 55 equipes, o RS Brasa e Prosa ficou com o segundo lugar na categoria "costela" e em quarto no geral.
— Chegamos ao Mundial com uma equipe recém-formada e nos colocamos muito bem. A Venezuela tem tradição na pecuária e na organização de equipes. Estamos confiantes e queremos surpreender neste pan-americano — diz Luciano Medeiros, criador do evento "O Luxo do Gaúcho" e um dos diretores da Associação Gaúcha de Churrasqueiros e Chef’s.
Regras
Conforme o regulamento do torneio na Venezuela, toda a carne utilizada é provida pelo organizador e deve ser do mesmo corte e do mesmo fornecedor. Cada peça deve ser assada inteira e deve ter um acompanhamento. As não podem ser marcadas ou decoradas, o que pode levar à desclassificação da preparação. A sobremesa também deve ser feita no fogo da grelha. O júri será formado por especialistas internacionais.
A equipe
O RS Brasa e Prosa é um grupo de assadores e chefs formado em 2021. Eles integram a Associação Gaúcha de Churrasqueiros e Chef’s (AGCC), que conta com cerca de 250 associados. O grupo vem colecionando vitórias pelo mundo, como o segundo lugar na disputa de "melhor costela do mundo", o quarto lugar em todas as proteínas e sobremesa no Mundial em Medellín, na Colômbia, e o segundo lugar na categoria geral no Torneio Internacional de Zapala, que ocorreu na Argentina, em março de 2023 (sendo que os gaúchos venceram nas modalidades "pescado" e "suíno").
Em junho de 2023, o time atuou no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, comandando 500 m² de área coberta com estações de churrasco durante a Transposul, o maior evento de transporte e Logística da América Latina.
Os assadores que fazem parte da equipe são Edi Dagrê, Luciano Medeiros (do evento "O Luxo do Gaúcho"), Cléber Espíndola (conhecido como Chef Magaiver) e Carlos Eninger.
Os concorrentes e as projeções para o futuro
Do Pan-americano, participam 11 países: Panamá, Chile, Uruguai, México, Bolívia, Peru, Paraguai, Colômbia, Equador, Venezuela e Brasil. Um dos objetivos da equipe e da Associação Gaúcha de Churrasqueiros e Chefs é abrir caminho para novos grupos brasileiros e gaúchos. A ideia é fortalecer a associação para poder sediar grandes eventos nacionais e internacionais no Estado, além de oferecer capacitação e criar a profissão de assador.
— Hoje contamos com cerca de 250 associados e queremos chegar a mil até o final do ano. A associação vai ganhar sede própria no Parque de Exposições de Esteio — antecipa Medeiros.