O título não poderia ser outro. "Teatro Palavra" é o nome do livro-documento que conta a história dos 165 anos do Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Com organização de Antonio Hohlfeldt e Diego da Maia e fotos belíssimas de Gilberto Perin, a obra será lançada no próximo dia 26 de junho, véspera do aniversário da tradicional casa de espetáculos do Rio Grande do Sul. Nada mais significativo.
A primeira parte do livro traz um texto pessoal, assinado por Hohlfeldt, que é jornalista, presidente da Fundação Theatro São Pedro e autor de uma outra criação inesquecível: "Doce Fera", biografia de Eva Sopher, publicada em 1991, agora ampliada e atualizada.
Com a autoridade de quem acompanhou tudo de perto, o sucessor de Dona Eva complementou o texto original até a partida da eterna guardião do teatro, em 2018, aos 93 anos, destacando o empenho de Eva na construção do Multipalco - complexo que toma forma no subsolo e já exibe um novo reduto artístico, o Teatro Oficina Olga Reverbel, em meio a salas de ensaios voltadas a diferentes formas de arte.
A segunda parte do livro reúne depoimentos de artistas, funcionários e do público frequentador e, ao final, o leitor ainda é brindado com uma seleção de autógrafos. São mensagens de carinho de 40 artistas que pisaram no São Pedro nas últimas décadas, verdadeiras relíquias.
O trabalho é um projeto gráfico de Alfredo Aquino, da editora Ardotempo, com patrocínio do Grupo Zaffari, e terá distribuição gratuita no dia 26, a partir das 16h, no Foyer Nobre do teatro. Um baita presente.
Sobre os autores
Professor Doutor em Letras, pela PUCRS, é ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da universidade. Autor de dezenas de livros de ficção para crianças e adolescentes, assina igualmente livros de ensaios nas áreas da literatura e dos estudos em Comunicação Social, especialmente nos campos da teoria e da História do Jornalismo. Entre suas obras, um destaque para "Doce Fera", biografia de Eva Sopher (1991).
Diego da Maia
Coordenador do setor de Comunicação da Fundação Theatro São Pedro desde 2014, é doutor e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na gestão da comunicação em projetos na área da educação e da cultura, especialmente no planejamento estratégico em mídias digitais.
Gilberto Perin
Graduado em Comunicação Social pela PUCRS, dedica-se ao audiovisual, como fotógrafo, roteirista de séries e filmes e diretor de cena. Suas exposições individuais recentes estiveram no Margs (Porto Alegre), em Lisboa (Portugal) e Genebra (Suíça). Tem dois livros de fotografia publicados, “Camisa Brasileira” e “Fotografias para Imaginar”, além de obras em museus e coleções particulares no Brasil e no Exterior.