Se estivesse viva, Dona Eva Sopher faria 100 anos em 2023, e lembrar dela é como recordar a trajetória do próprio Theatro São Pedro. Por isso, para marcar a data, está sendo preparada uma exposição especial em homenagem à mulher que dedicou parte da vida a reerguer e a preservar o mais tradicional palco do Rio Grande do Sul.
Com uma seleção de fotografias históricas, a mostra "Eva Sopher e Theatro São Pedro: Amor à primeira vista" será aberta em 18 de junho, dia do nascimento de Eva, na sala de exposições do antigo prédio.
Um dos nomes por trás do tributo é Renata Rubim, designer de mão cheia e filha da homenageada.
— Estou muito feliz com o resultado do trabalho e com o conceito da mostra, que terá uma expografia única. Tenho certeza de que minha mãe acharia lindo — diz Renata, que fez a curadoria do projeto e contou com a ajuda da também designer Luísa Santos.
Com realização da fundação e da associação de amigos do Theatro São Pedro e da Secretaria de Estado da Cultura, a iniciativa permanecerá em cartaz até 1° de julho, sempre de terças-feiras a domingos, das 16h às 21h, com entrada franca.