Estão em andamento os preparativos para um Festival Internacional do Churrasco no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, na Capital. Organizado pela Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), o ExpoChurrasco vai reunir, nos dias 21 e 22 de abril, o melhor do setor.
Haverá estações de degustação, torneios de assadores, shows regionais e nacionais (inclusive com Michel Teló) e até um espaço para startups e foodTechs que atuam na área, entre outros destaques - como uma área para a agroindústria familiar.
— Vai ser um grande evento, para mostrar o melhor desse ecossistema, com todas as associações de criadores e os principais nomes do mercado — diz Eduardo Assis, vice-presidente da Febrac.
A ideia, segundo ele, é unir em um só lugar - o Parque Harmonia, tradicional reduto do Acampamento Farroupilha, administrado pela GAM3 Parks, parceira do evento - gastronomia, cultura, negócios, entretenimento e lazer.
Na parte da comida, que terá como embaixadores dois craques dos assados, Marcelo Bolinha e Paula Labaki, serão mais de 30 pontos com diferentes tipos de carne (bovina, ovina, suína, frango, peixe, exótica, etc.) e formas de preparo. Para quem não é carnívoro, haverá opções veganas.
O festival é uma das ações ligadas ao projeto “Porto Alegre, Capital Mundial do Churrasco”, que foi lançado em 2022 com a curadoria da chef Clarice Chwartzmann, referência no setor. A iniciativa tem o apoio da prefeitura.
— A cadeia produtiva se apropriou da ideia e está levando a marca adiante. Esse é o espírito. É exatamente isso que queremos - diz Rogério Beidacki, diretor-geral de eventos da Capital.