É da Serra gaúcha a melhor cervejaria do Brasil. Pelo segundo ano consecutivo, a Alem Bier, marca artesanal que não usa conservantes nem aditivos químicos, conquistou o primeiro lugar no Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau (SC).
O mais curioso nessa história é que a fábrica fica no coração de uma vinícola de 50 anos, a Monte Reale, em Flores da Cunha.
Criada em 2017, a Alem Bier já é "veterana" em disputas nacionais e, dessa vez, recebeu 12 medalhas, além de duas distinções na categoria "Best of Show". A competição envolveu 565 cervejarias e cerca de 4 mil amostras inscritas.
— É o maior concurso independente do mundo, e nós estamos muito orgulhosos, porque somos uma pequena cervejaria e ficamos bicampeões — celebra Carlo Mioranza, sócio-proprietário do empreendimento, além de mestre cervejeiro e sommelier de cerveja.
Em parte da produção, a marca usa antigas barricas da vinícola, para que a microflora do vinho atue na maturação e na fermentação de alguns rótulos da marca - que inclusive receberam medalhas de ouro no concurso, como o Viognier Grape Ale (com a casta de uva branca Viognier) e o Tannat Grape Ale (com a retinta Tannat).
— Unimos o melhor dos dois mundos, do vinho e da cerveja. Esse é o diferencial — diz Mioranza.
Outras vencedoras
Uma série de outras cervejarias do Rio Grande do Sul conquistaram medalhas em Blumenau, provando a força do setor no Estado. No “top 5”, além da empresa de Flores da Cunha, entraram outras duas potências da Serra: a Cervejaria Leopoldina, de Garibaldi, e a Cervejaria La Birra, de Caxias do Sul. Ainda entraram na lista das cinco melhores a Big Jack (SC) e a Sabores do Malte (PR).