O maior churrasco à beira-mar do mundo, no Litoral Norte, já tem data confirmada para 2023 e vai dobrar de tamanho. A sexta edição do Paleta Atlântida será no dia 28 de janeiro, na praia homônima, em Xangri-Lá.
Depois de receber 3,5 mil assadores profissionais e amadores em um quilômetro de churrasqueiras em janeiro de 2022, o evento coletivo será ampliado: a estrutura será de dois quilômetros no próximo verão, com a expectativa de receber 10 mil participantes.
A última edição, segundo os organizadores, atraiu um público estimado em cerca de 25 mil pessoas. O grande destaque do Paleta são os assados, com a participação de celebridades do mundo do churrasco, mas a programação também contará com shows, torneio aberto de beach tênis e campeonatos de futevôlei e futebol de areia.
Outra novidade em 2023 será o Campeonato Intercontinental de Churrasco Profissional, com participantes do Paraguai, Uruguai, Argentina, México e África do Sul.
Seguindo todas as regras necessárias e com o apoio da prefeitura de Xangri-lá, o Paleta Atlântida faz parte do calendário oficial do município e da Associação Brasileira e Pan-Americana de Assadores. O evento que começou como uma brincadeira entre amigos está se consolidando como o maior do mundo no segmento.
— A comunidade do churrasco do mundo inteiro está olhando para o nosso evento. Este será o primeiro ano que receberemos trios de competição profissional de diferentes partes do globo. Já estamos prevendo para 2024 congregar os campeões mundiais de todas as categorias e de todas federações, transformando o Paleta Atlântida na "Champions League" do assado. O troféu já está sendo preparado — diz Luciano Leon, CEO do Paleta.