Anota na agenda: o lançamento do livro Trem para Ucrânia (Besouro Box, 153 páginas), do jornalista gaúcho Rodrigo Lopes, será nesta sexta-feira (21), às 19h, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro, em Porto Alegre.
Inicialmente, o evento estava previsto para ocorrer nesta quarta (19), mas teve de ser adiado por questões técnicas.
Na obra, o repórter e colunista do Grupo RBS narra seus 11 dias em meio ao conflito que se arrasta na Europa desde o fim de fevereiro, deixando milhares de vítimas.
Trata-se de um testemunho devastador do fracasso da humanidade no século 21. Com um olhar empático, sensível e analítico, Rodrigo não apenas descreve o cenário que vê, mas o contextualiza para o leitor brasileiro. É uma aula sobre jornalismo, cobertura de guerra e geopolítica. Vale cada linha.
Sobre o autor
Rodrigo Lopes é jornalista internacional, com mais de 30 coberturas pelo mundo como enviado especial a zonas de guerras e catástrofes naturais. Cobriu conflitos no Iraque, em Israel, no Líbano e na Líbia, além de tragédias como os terremotos no Peru e no Haiti, crises na América Latina e eleições nos Estados Unidos.
Em 2019, foi retido pelo regime de Nicolás Maduro na Venezuela, episódio que deflagrou uma onda de repúdio nacional e internacional devido à violação dos direitos de imprensa e expressão.
É autor do livro Guerras e Tormentas, também lançado pela BesouroBox, finalista do Prêmio Jabuti em 2012. Entre os reconhecimentos nacionais e internacionais, foi laureado com o Prêmio Rey de España de Periodismo, em 2003, pela cobertura da crise argentina.